quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Órgãos Linfoides Primários e Secundários

        Os tecidos linfoides são classificados em órgãos geradores, também chamados órgãos linfoides primários, onde os linfócitos expressam inicialmente os receptores de antígenos e atingem a maturidade fenotípica e funcional, e em órgãos periféricos, também chamados órgãos linfoides secundários, onde as respostas dos linfócitos aos antígenos estranhos são iniciadas e desenvolvidas.

        Os órgãos linfoides primários incluem a medula óssea e o timo. Na medula óssea são geradas todas as células sanguíneas circulantes do adulto, incluído os linfócitos imaturos, sendo o local em que as células B amadurecem. O timo é o local onde as células T se desenvolvem e atingem um estado de competência funcional.


        Os órgãos linfoides secundários incluem os linfonodos, o baço, o sistema imunológico cutâneo e o sistema associado às mucosas. Os antígenos são transportados para os linfonodos principalmente pelos vasos linfáticos. As repostas imunológicas adquiridas aos micro-organismos que entram pelos epitélios ou que são encontrados em tecidos são iniciadas nos linfonodos. O baço é o principal local de respostas imunológicas a antígenos provenientes do sangue. O sistema imunológico cutâneo, a pele, contém um sistema imunológico especializado constituído de linfócitos e células apresentadoras de antígeno (APCs). As superfícies mucosas dos tratos gastrointestinal e respiratório são colonizados por linfócitos por linfócitos e APCs que iniciam as respostas imunológicas contra os antígenos ingeridos ou inalados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário